quarta-feira, 16 de junho de 2010

Como Construir Escalas

Bom dia meu povo, nesta manhã vamos falar um pouco sobre Como Construir Escalas.
ESCALA MUSICAL é uma ordenação sucessiva de sons a intervalos não maiores que uma segunda. Existem diversos tipos de escalas, como já falei em uma outra postagem, e cada uma se prestando a um determinado estilo musical, assim temos escalas de jazz, blues, de música barroca, etc. Mas, o nosso interesse aqui não as escalas citadas acima e sim a Escala Natural a partir da qual são construídos os acordes.
A escala natural é formada de dois tetracordes (acordes de 4 notas) separados por um intervalo de um tom. Cada tetracorde possui os intervalos tom, tom, semiton. Exemplo:
Usaremos a escala de "C". Assim temos C D E F G A B C que é a escala natural de C. Vejamos porque.
I II III IV V VI VII VIII --> Graus
C D E F G A B C --> Notas
1 1 1/5 1 1 1 1/5 --> Intervalos
obs.: As cifras acima não representam acordes e sim notas.
Assim temos o C como o primeiro grau da escala e entre C e D temos um intervalo de 1 tom (C C# D). Entre D e E, segundo e terceiro graus da escala, temos um intervalo de 1 tom (D D# E). Entre E e F terceiro e quarto graus da escala temos 1/2 tom (1 semitom) (E e F) pois E não possui # (sustenido).
Entre o quarto e o quinto graus da escala, de F para G, temos um intervalo de 1 tom separando o primeiro tetracorde do segundo.
Entre o quinto e o sexto graus temos um intervalo temos um intervalo de 1 tom (G G# A). Entre o sexto e o sétimo grau temos um intervalo de 1 tom (A A# B).
E finalmente entra o sétimo e o oitavo graus temos um intervalo de 1/2 tom (1 semitom) (B C) pois o B não possui # (sustenido).
Obs.: MI (E) e Sí (B), ou seja, as notas terminadas em "i" não possuem # (sustenido).
Com isto temos que a fórmula para se construir uma Escala Natural é dois tetracordes de tom, tom, semitom separados por um intervalo de 1 tom.
É por isso que a escala de C não possui acidentes (sustenidos ou bemóis), o que não acontece com outras escalas, que possuem seus acidentes específicos.
Vejamos a escala de D:
I II III IV V VI VII VIII
D E F# G A B C# D
1 1 1/2 1 1 1 1/2
Entre E e F existe apenas 1 semitom, já que E não possui sustenido, por isso foi necessário acrescentar um sustenido em F para que a nossa fórmula se cumpra, ou seja, o intervalo deve ser de 1 tom entre o segundo e terceiro graus da escala natural, portanto no caso desta escala específica temos (E F F#) entre o segundo e terceiro graus da escala.
Entre o terceiro e quarto graus temos um intervalo de 1 semitom, (F# G).
Entre o sexto e sétimo graus da escala temos um intervalo de 1 tom, por isso fomos obrigados a acrescentar um sustenido em C, assim temos (B C C#) entre o sexto e sétimo graus da escala de D.
Entre o sétimo grau e o oitavo temos apenas 1 semitom, ou seja, (C# D). Nota-se que o primeiro e o oitavo graus são a mesma nota, a diferença entre elas dá-se na altura do som, o oitavo grau está uma oitava acima do primeiro grau, portanto, mais aguda.
Descobrimos que a escala de D possui dois acidentes, um em F e o outro em C e neste caso específico ambos são sustenidos.
Com essas informações você será capaz de construir todas as escalas naturais dos respectivos tons, prossiga, como exercício construindo as escalas de E F G A e B. Descubra por você mesmo quantos acidentes existem em cada tonalidade, quais são (se são bemóis ou sustenidos), etc. Lembre-se que os acidentes são característicos das suas respectivas tonalidades, pode-se reconhecer uma escala pelo seu número de acidentes e quais são.
É importante frisar também que o primeiro grau é que dá nome a escala.
bom pessoal, é isso aew...

Nenhum comentário:

Postar um comentário