terça-feira, 8 de junho de 2010

Escalas Musicais Parte 2


Boa noite pessoal, estou falando um pouco sobre escalas. E começamos com as escalas árabe, hexafônica e as escalas menores (naturais, harmônicas e melódicas). Agora, nesta segunda parte estarei falando sobre a escala pentatônica e a escala alterada. Bom, vamos direto ao assunto.
O que seria a escala pentatônica? Denominam-se escalas pentatônicas, em música, ao conjunto de todas as escalas formadas por cinco notas ou tons. As mais usadas são as pentatônicas menores e as maiores, que podem ser ouvidas em estilos musicais como o blues, o rock e a música popular. Muitos músicos denominam-na simplesmente de penta.
Afirma-se que surgiu na China, por algum músico que reuniu as divisões melódicas propostas por Pitágoras, que descobriu que, se uma corda gerava uma nota "x" e fosse dividida ao meio, geraria a mesma nota porém uma oitava acima, ou dividida em 3 gerando outro intervalo harmônico e assim sucessivamente. Foi o início da harmonia na música.
A escala pentatônica organizada com as divisões em três propostas por Pitágoras, era gerada em seis intervalos distintos: si, dó, ré, mi, sol, lá. A proximidade da nota si para a nota dó era muita e, quando tocadas juntas, geravam uma "dissonância". Por essa razão foi retirada a nota si desta escala, sendo formada a escala de 5 tons.
PENTATÔNICA MAIOR: A escala pentatônica maior, mais usada, é aquela derivada da escala maior (ou jônica, iônica) quando tiramos o 4º e o 7º grau. Exemplo de escala pentatônica maior em Dó (C):
C D E G A (ou Dó Ré Mi Sol La) ⇒ repare que as as notas F (Fá) e B (Si) da escala maior natural foram suprimidas
T 2 3+ 5 6 ⇒ graus da escala
Obs: qualquer escala de 5 notas com a terça maior poderia ser considerada como uma pentatônica maior, porém esta é a forma mais comum.
PENTATÔNICA MENOR: O mesmo raciocínio feito para a construção da escala pentatônica maior pode ser feito para construir a pentatônica menor que é baseada na escala menor natural, porém sem o 2º e o 6º grau. Veja o exemplo de uma escala pentatônica menor em Dó (C):
C Eb F G Bb (ou Dó Mib Fa Sol Sib)
T b3 4 5 b7
Obs: qualquer escala de 5 notas com a terça menor poderia ser considerada uma pentatônica menor porém esta é a mais usada.
Esta é a escala preferida pelos músicos de blues, rock e metal. Nela podemos incluir, ainda, uma sexta nota, no grau b5, também chamada de blue note, formando assim uma escala típica do blues.
Existem ainda, outras escalas pentatônicas, como já foi dito, podemos montar escalas pentatônicas bastando, para isto, pegar 5 notas distintas quaisquer.
Pentas menores:
C Eb F G Bb ⇒ penta menor com sonoridade próxima da escala menor natural
C Eb F Ab Bb ⇒ penta menor com sonoridade próxima da escala frígia
C Db F G Bb ⇒ penta menor com sonoridade japonesa
C Eb F G A ⇒ penta menor com sonoridade jazz
C Eb F A Bb ⇒ penta menor com sonoridade alterada
Pentas maiores
C D E G A ⇒ penta maior com sonoridade próxima da escala maior natural
C D E G Bb ⇒ penta maior com sonoridade próxima da escala mixolídia
C D E Gb A ⇒ penta maior com sonoridade jazz ou lídio
APLICAÇÕES:
* As escalas pentatônicas maiores e menores são as escalas mais estáveis pois não possuem intervalos de semitom e por isso são facilmente reproduzidas vocalmente, podendo ser cantadas
* As escalas pentatônicas são mais ambíguas do que as escalas diatônicas de 7 notas e por isso são boas opções para o improviso,assim para um mesmo acorde podemos escolher várias pentas que soarão bem com ele…
* Invertendo as notas desta mesma escala pentatônica maior temos outras quatro escalas pentatônicas. Assim a escala penta maior de C começada na nota A formará a escala penta menor de A.
* Na guitarra ou violão podemos memorizar facilmente os 5 padrões ou shapes formados por cada inversão da escala pentatônica e usá-los para o improviso
* No blues é comum usarmos a pentatônica menor para improvisar sobre um acorde dominante maior. Por exemplo, podemos improvisar com a penta menor de Lá (A) no acorde A7 (lá maior dominante).

Agora que já falamos um pouco sobre as pentas, vamos falar sobre as escalas alteradas. A escala alterada ou escala ravel ou super locrian ou Pomeroy ou diminishec whole tone é uma escala musical de 7 notas em que todos os graus são menores ou diminutos. A palavra alterada, na música, pode ter significados ligeiramente distintos. Muitas vezes ela indica a troca de um grau da escala ou acorde por outro (geralmente meio tom acima ou abaixo). Assim um acorde maior poderia ser alterado trocando o quinto grau (V) por uma nota meio tom abaixo (bV) formando assim um "acorde alterado":
C ⇒ C(b5)
GMaj7 ⇒ GMaj7(#11)
Com esta definição reparamos que podemos chamar de escala alterada qualquer escala com variações nos graus da Escala diatônica. Porém, o mais comum é usarmos o termo escala alterada quando nos referimos à seguinte escala:
Exemplo em dó (C) : C Db Eb Fb Gb Ab Bb
Repare que, exceto a tônica, temos todos os graus da escala maior de dó (C) bemolizados, ou seja, diminuidos em meio tom.
Esta escala pode ser tocada sobre qualquer Acorde dominante alterado, ou seja, qualquer acorde do tipo T7 que tiver os graus #9, b5, #5, etc. Veja alguns acordes de exemplo:
C7(#9), G7(#5), F7(b5), E7(b9)

Bom galera, ta aí... Claro, existem ainda muito mais a aprendermos sobre escalas, mas, por hoje é só; preciso dormir. Boa noite a todos

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