segunda-feira, 14 de junho de 2010

Hamonização Parte 02, 03 e 04

Aew galera, vou postar as partes 02, 03 e 04 de Harmonização nesta mesma postagem. Bom estudo e abraço a todos.

Parte 2 - Campo Harmônico Explicação

Sem dúvida este é um dos assuntos mais importantes para quem quer realmente se tornar músico, pois o campo harmônico nos dá a completa visão das possibilidades harmônicas que temos assim como toda a visualização de escalas, tornando assim o estudo puramente matemático e claro. Primeiramente temos que entender para quê serve o campo harmônico, qual sua finalidade. O campo harmônico traduz na verdade algo que nós sabemos por instinto, por exemplo, quando você esta compondo uma musica, instintivamente você tenta achar uma seqüência melódica que te agrade, e nas tentativas, é claro que as vezes tocamos seqüências de acordes que parecem não combinar entre si, isso se deve ao fato de que existe uma seqüência de acordes que se combinam, existe portanto uma seqüência melódica, por exemplo, seria a diferença de tocar em seqüência um acorde maior/ menor/ menor/ menor/ menor/ maior temos uma progressão, que quando tocada soa estranho, isso porque existe uma regra para combinação de acordes, isso não pode ser feito aleatoriamente, você terá um efeito
horrível se você tocar uma seqüência :
Cm Dm Em Fm Gm Am Bm
Isso não pode ser feito, então o campo harmônico serve para nos mostrar a sequência de acordes que irá soar perfeitamente e aonde estariam as escalas para aplicação. Vendo o campo, perceba que ele é composto por 7 graus, a escala musical é composta por sete notas, portanto uma seqüência melódica de acordes está relacionado com a escala musical que é a base de tudo. Na segunda aula analisaremos como é o vínculo
entre as escalas e os acordes. Veja no campo harmônico a seqüência de acordes com suas respectivas sétimas:
C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7(b5)
Pois bem aqui temos o campo harmônico natural, ele servirá de base para criarmos os outros. Agora feito o primeiro campo temos uma definição sobre os graus.
I7M IIm7 IIIm7 IV7M V7 VIm7 VIIm7(b5)
Antes de seguir adiante vou explicar porque o sétimo grau é chamado de meio diminuto. A explicação básica do campo harmônico natural é que você tem uma seqüência de acordes que casam com as escalas, e que nenhum dos acordes e escalas nesse posicionamento tem sustenidos ou bemóis, pois bem faça um acorde de B, tanto faz ser maior ou menor, veja que notas fazem parte do acorde.... você irá achar o F#! Ele é a quinta justa de B! Quinta justa seria o seguinte, quando você monta, por exemplo, o modelo maior ou menor da corda E ou A, existe um modelo para o acorde certo? Note que onde está o dedo 3 no acorde corresponde a quinta do acorde, a quinta justa então seria sempre onde está seu dedo 3, é chamado quinta justa porque a quinta de B é na verdade, vamos contar juntos B/C/D/E/F 1/2/3/4/5, é a nota F, mas montando um acorde, a quinta é F#, baseado que no campo harmônico natural não pode haver sustenidos,
temos que tirar esse sustenido do acorde! Temos dois modelos para esse grau o meio diminuto e o quinta aumentada, ora a quinta justa de B é F# ,a quinta aumentada é G! Tiramos o sustenido que não pode ter! Agora como faremos para entender e criar os outros campos? Agora você sabe quais acordes se casam, mas veja bem, existe sempre
as exceções, muitas musicas são criadas com 2 campos diferentes, ou até 3, mas agora tudo têm uma explicação lógica e matemática, 2 casos comuns é em uma determinada música, ela se progredir para um outro campo harmônico. Então o campo harmônico além de facilitar o seu trabalho de composição, já te mostra onde estão as escalas para solar, já lhe dá opções de acordes e facilita e muito para tirar músicas de ouvido,
ache dois, três acordes e tente identificar em que campo está, você poderá tirar o resto vendo quais os acordes que fazem parte do campo, e para solos ficará muito mais fácil tirá-lo, sabendo onde estão as escalas.

Parte 3 - Agrupamentos Harmônicos

Quantas vezes você já se deparou com o sinal de adição numa música, como: D7+ , C9+, F5+... se você já está no campo da música há muito tempo já está careca de vê-la.
Mas o que significa? Eu, aprendi nos livros que significa aumentada, quando
estiver na frente de números, exceto os 7 e 14 graus, então F5+ seria: Fá com Quinta aumentada, certo? Mas está errado... Sempre, independente do que aparecer, SEMPRE, o sinal "+" significa aumentado. Veja um exemplo. Então esse acorde seria assim.
Tomando a escala de Fá maior como exemplo:


Então a tríade de Fá, seria:
1º grau - Fá
3º grau - Lá
5º grau - Dó
Sendo que, conforme a cifra F5+, o quinto grau não é o natural, mas aumentado, o que daria:
1º grau - Fá
3º grau - Lá
5º grau aumentado - Dó#
Agora o que me diz de D7+? Seguindo a escala de Ré, teremos:
Ré - Ré# - Mi - Fá - Fá# - Sol - Sol# - Lá - Lá# - Si - Dó - Dó# - Ré
Tríade de Ré
1º grau - Ré
3º grau - Fá#
5º grau aumentado - Lá
Tétrade de Ré
1º grau - Ré
3º grau - Fá#
5º grau - Lá
7º grau - Do#
Então a cifra: D7+, aplicando a regra correta, seria:
1º grau - Ré
3º grau - Fá#
5º grau aumentado - Lá#
7º grau - Do
Mas para não criar confusão, adota-se a seguinte regra:
No caso dos graus maiores (que pertencem à escala do acorde), deverá cifrá-los com um M (eme maiúsculo) ou Maj (Major - em espanhol significa maior), então ao invés de D7+ (que significa Ré aumentado (com quinta aumentada) e Sétima), a cifra correta para Ré com Sétima Maior seria:
D7M ou Dmaj7.
No caso dos menores, serão grafados sem sinal algum, portanto D7 é um acorde dominante (Ré - Fá# - Lá - Dó) - note que a sétima (Dó) é o sétimo grau menor - veja na escala de Ré).Acorde D7+
1º grau - Ré
3º grau - Fá#
5º grau aumentado - Lá#
7º grau - Do
Acorde DMaj7 - D7M
1º grau - Ré
3º grau - Fá#
5º grau - Lá
7º grau - Do#
Então não faça confusão: O sinal de "+" sempre, por default, significa Acorde com 5ª aumentada, não importando onde estiver esse sinal.

Parte 04 - Dicas de Harmonização

Para treinar os encadeamentos (seqüências de acordes), sugerimos a seguinte formação:
C - C/G - Am - Am/G - F - C/E - Dm - Dm/C - C/G - E4 - E - E/G#
Note que as notas vão decrescendo pelo baixo, ou seja, vão ficando mais graves.
Veja o contrário agora, em Lá menor (Am)
Am7 - Am/C - Dm7 - D#º - C/E - A75+ - D79 - G713 - C7M9
Outras sugestões de encadeamento.
Em dó menor
Cm - Dm75m - G4 - G - Bbm6 - C74sus - C7 - Fm - Fm7M - Fm7 - Bb5+ -
Eb7M - Ab7M - Dm5-7 - G4 - G - Cm9
Usando pontes diminutas
C - C#º - Dm - G - G#º - Am - F - F#º - G - Cº - C
Sem o uso de pontes diminutas
C - Dm - G - Am - F - G - C
Substituições:
Sempre é bom dar um toque clássico nos acordes quando estamos executando-os, mas sem exagero, claro.
Sugiro que, numa música em D (Ré maior), por exemplo:
Hino:
Há um lindo país.
D Em A
No mundo a gente chora de tristeza
D A
No mundo a gente ri prá não chorar
D Em A
O mundo não conhece o que é o amor
D A
O mundo não conhece o que é paz.
G A D Bm
Há um lindo país, onde existe o amor
Em A D D7
Onde não há guerras e nem dor
G A D Bm
Há um lindo país, onde existe o amor
Em A D A
Onde não há guerras e nem dor
Sugerimos a troca por:
D D#º Em7 A/G
No mundo a gente chora de tristeza
Em/D Em/Db A D/E G/A
No mundo a gente ri prá não chorar
D D#º Em7 A/G
O mundo não conhece o que é o amor
Em/D Em/Db A D D#º7 D97M
O mundo não conhece o que é paz.
G7M A/G F#m7 Aº7
Há um lindo país, onde existe o amor
Em7 A7M Am7 Dº
Onde não há guerras e nem dor
G7M A/G F#m7 B7
Há um lindo país, onde existe o amor
G/A D9 Final: G/A - F#m7 - Em7 - Aº - D7M
Onde não há guerras e nem dor

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