quarta-feira, 16 de junho de 2010

Trompetes Digitais na Era Virtual


Já dizia o poeta: "a arte imita a vida e o digital emula o analógico". Quando nos referimos à tecnologia musical, encontros entre o tradicional e o moderno acabam sempre em inovação, resultando, por exemplo, em poderosos plugins simuladores de equipamentos vintage, ou em instrumentos virtuais dos mais variados.
Existe um programa chamado Melodyne, que em 2009 fez um recurso de "desmembramento" de acordes não previsto nem mesmo nos gibis de ficção científica. Em 2008, um vídeo produzido pela empresa Samplemodeling, que traz um músico tocando o seu trompete calmamente, me impressionou de novo. Trata-se da apresentação do software The Trumpet. Ao final da exibição, aparece a seguinte pergunta na tela: isso é um trompete real ou um instrumento virtual?
O The Trumpet é um instrumento virtual baseado no Kontakt Player 2, que funciona tanto como um programa independente (standalone), quanto como um plug-in (VST ou RTAS para PC, e VST, RTAS ou AU para Mac). O software consiste basicamente de um banco com 237 MB de amostras sonoras, em 24 bits, com duração mínima de 10 segundos cada, obtidas pelo registro da execução de um trompetista profissional. Foram respeitadas todas as nuances e as dinâmicas do instrumento.

REAL X VIRTUAL

A análise comparativa das waveforms produzidas pelos sons dos trompetes real e virtual mostra uma impressionante similaridade entre as duas amostras de áudio.


Sim, este é um trompete MIDI! E o que isso significa? Para os que utilizam esta maravilha moderna para controlar plugins como o The Trumpet, representa a garantia de emulação elevada a 15ª potência. Ou seja, o céu é o limite!



O modelo da foto é o Morrison Digital Trumpet, ou MDT, desenvolvido pela empresa australiana Marshall Morrison Instruments. É um wind controller, ou melhor, um trompete MIDI, que permite ao instrumentista “visitar” uma gama infinita de timbres virtuais, atuando como controlador para plugins ou módulos de som. Segundo o fabricante, este trompete digital é indicado também para músicos iniciantes, que têm dificuldade para alcançar notas mais altas, abrangendo até 10 oitavas.


Idealizado pelo especialista em robótica Steve Marshall e pelo multi-instrumentista James Morrison, o MDT não possui sons internos, dependendo exclusivamente de uma fonte externa geradora de sons. Pesando aproximadamente 500 gramas, possui tela LCD e vem acompanhado de um case de alumínio (foto), incluindo fonte, bateria, cabos e boquilha.


O MDT possui memória flash interna para armazenar configurações. Detalhe à tela de LCD, à direta.

YAMAHA EZ-TP Digital Trumpet


Já o modelo produzido pela Yamaha, além de controlador MIDI, gera internamente sons de 22 tipos de instrumentos, incluindo sax, flautas e outras variações de trompetes. Saiba mais no site do fabricante.

Link do site: http://www.yamaha.com/yamahavgn/CDA/ContentDetail/ModelSeriesDetail/0,,CNTID%25253D62638%252526CNTYP%25253DPRODUCT,00.html

Bom galera, é isso aew...

4 comentários:

  1. Preciso saber preço e onde compro?
    Fernando
    e-mail : rpgnando@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. ola tambem gostaria de saber onde e como comprar no brasil esse trompete digital e com urgencia!

    ResponderExcluir
  3. onde compro aqui no brasil esse instrumento?????? Email/msn: Luizgustavodesouza10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. OLá gostariS de saber se já está disponível nas lojas ?

    ResponderExcluir