segunda-feira, 21 de junho de 2010

Curso de Bateria - Parte 03

BATIDAS

Oi Galera! Como se saíram com as dicas passadas (leitura rítmica 2), deu pra entender legal a relação da semínima com a colcheia? Espero que sim, pois essa relação estará sempre presente nos próximos exercícios. Uma ótima dica é dar um repassada em todas as aulas, pois assim você estará reforçando tudo aquilo que aprendeu até aqui. OK??!!
Nesta postagem vamos começar a estudar as BATIDAS de Bateria!!! Ehhh (até que enfim, né?). Essas batidas podem ser utilizadas nos mais variados estilos musicais (rock, reggae, pop, funk, etc), e são essenciais para o desenvolvimento rítmico e da coordenação motora. Mas antes de toca-las, vamos aprender...

COMO PRATICAR


1. Primeiramente, comece tocando somente as notas de CHIMBAL (mão direita), em um andamento LENTO, contando os tempos do compasso em VOZ ALTA (1 e 2 e 3 e 4 e). Veja a representação ao lado.


2. Ao se sentir confortável com a condução do chimbal, acrescente mais um membro, o BUMBO. Veja como exemplo a 1ª batida, o bumbo será executado simultaneamente com as notas de chimbal nos tempos “1 e 3”.


3. Após passar pelas duas etapas acima, toque a batida acrescentando o terceiro membro, a CAIXA. Pronto! Já está tocando a batida.


DESCRIÇÃO DOS EXERCÍCIOS:
• Batidas com o chimbal em colcheias.
• Notas de caixa e bumbo em semínimas.


Pratique primeiramente de uma forma lenta. Não tenha pressa. A qualidade e mais importante do que a quantidade ou velocidade! Siga as orientações acima e Mãos a Obra!


Pratique repetidas vezes cada batida, de preferência um pouco por dia. Após domina-las, tente acompanhar o ritmo de alguma música, utilizando qualquer uma das batidas acima.

DÚVIDAS:
• Em relação a leitura, consulte a parte 1 (teoria básica).
• Em relação a execução das batidas, reestude a parte 2 (exercícios preparatórios).

EXERCÍCIOS RÍTMICOS (Colcheias)

Continue praticando as batidas até se sentir confortável. Tente acompanhar alguma música, com levadas simples de bateria, de preferência com andamento lento. Experimente alguma música do “U2”, ou algo parecido, mesmo que não seja muito o seu estilo musical.
Os exercícios a seguir têm como objetivo desenvolver a coordenação, a cadência, o sincronismo dos toques e a desenvoltura rítmica. Antes de começar, vamos aprender...

COMO PRATICAR

Primeiramente, comece tocando somente as notas de CHIMBAL (com pé), contando os tempos do compasso (1 e 2 e 3 e 4 e) em VOZ ALTA, em um andamento lento (acompanhe os segundos do relógio). Veja:


Após se sentir confortável com a marcação do chimbal, acrescente as notas de CAIXA. Veja:

Reveja também - LEITURA RÍTMICA (Colcheias)

VAMOS AOS EXERCÍCIOS

• Caixa em Colcheias

• Caixa em Semínimas e Colcheias (muita atenção com os exercícios abaixo, pois no primeiro compasso temos notas de caixa em SEMÍNIMAS, e no segundo compasso temos notas de caixa em COLCHEIAS, porém a marcação do CHIMBAL é a mesma).


LEITURA RÍTMICA 3 (Semicolcheia)

Voltando ao assunto “leitura rítmica”, agora vamos dar continuidade aos exercícios de leitura rítmica anteriores (é essencial o domínio dessas aulas), enfatizando a aplicação da “semicolcheia”.



Só para exemplificar, imagine que UM TEMPO seja igual a UM SEGUNDO. Tendo como referencia a fórmula de compasso em estudo (4/4), a SEMÍNIMA equivalerá a um segundo; a COLCHEIA, meio segundo; e a SEMICOLCHEIA, um quarto de segundo. Veja o quadro ao lado. Obs.: Caso tenha dificuldades na assimilação, reestude as aulas 3, 7 e 8.

VAMOS AOS EXERCÍCIOS

Abaixo, temos uma pauta com 20 compassos, com figuras de SEMÍNIMAS, COLCHEIAS e SEMICOLCHEIAS. Pratique primeiramente uma linha por vez. Somente após se sentir confortável com a leitura, pratique do começo ao fim, sem parar.
• Comece marcando os tempos (contando em VOZ ALTA) em um andamento (velocidade) LENTO!



Agora voltaremos com os exercícios de Batidas (é essencial o domínio dessa aula). Obs.: Muito cuidado com a execução das batidas, leia e siga atentamente as recomendações.

BATIDAS 2

Descrição dos Exercícios:
• Batidas com o chimbal em colcheias.
• Notas de caixa e bumbo em semínimas (com pausas).


Dicas:
• Siga as mesmas orientações dos exercícios de Batidas 1.
• Pratique os exercícios por partes. Ex.: toque somente as notas de chimbal. Depois acrescente a caixa. E por último, acrescente o bumbo.
• Comece primeiramente de uma forma lenta. Não tenha pressa. A qualidade é mais importante do que a quantidade ou a velocidade!
• Se tiver dificuldades, reestude todos os exercícios ddos até agora.

VAMOS AOS EXERCÍCIOS


Pratique repetidas vezes cada batida, de preferência, um pouco por dia. Após domina-las, tente acompanhar o ritmo de alguma música, utilizando qualquer uma das batidas acima.

Bom galera, bom estudo!!
Depois posto a 4ª parte do curso básico de batera! Abração!!!
flw

Nenhum comentário:

Postar um comentário