sexta-feira, 11 de junho de 2010

Dica para os instrumentistas

Os ciclos de 4° e 5° são para podermos indentificar na pauta qual a tonalidade da música

Lendo diversos artigos sobre construção de escalas maiores e menores, sempre observei que orientavam para a construção de escalas maiores a partir do quinto grau, contúdo, com um professor de violão que iniciei recentemente, fui instruido a construí-las a partir do quarto grau (ciclo de quartas). Já tinha ouvido falar do ciclo de quintas. Existe isto? Ciclo de quartas? Poderia me mandar uma construção de escalas maiores iniciando por dó e partindo a seguinte do quarto grau?

Os ciclos de 4° e 5° são para podermos indentificar na pauta qual a tonalidade da música, exemplo:

Construindo a escala de Do maior não teremos nenhum # ou b:

C D E F G A B C

No ciclo de quintas "pegaremos" a partir de Do a 5º nota da escala e contruiremos a escala Maior da nota em questão (no caso G)

G A B C D E F#

Teremos a 1º escala com acidente (1#)

E assim por diante até completarmos 7# (E# e B#)

No ciclo de 4º é o contrário teremos os acidentes em Bemol (partindo da 4º da escala)

C D E F G A B C

1 2 3 4 5 6 7+ 8

F é o 4º grau então:

F G A Bb C D E F

Não poderemos colocar um A# no lugar de Bb apesar de serem enarmônicas. O motivo é que a escala já tem a nota Lá e se colocarmos A# no lugar de Bb a escala ficará sem a nota B.

Em todas as escalas maiores é obrigatório ter o Sistema Ocidental C D E F G A B C sejam alterados ou não.

Fonte: www.ameprod.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário