sexta-feira, 11 de junho de 2010

Peles para Tons - Bateria


Tenho classificado as peles, apenas para simplificar, em cinco categorias. Com certeza, em cada categoria existem diferenças de timbres. Algumas têm diferenças sutis e em geral podem ser usadas de modo intercambiável. Por exemplo, uma pele REMO ambassador porosa soa de modo similar a uma EVANS G1 ou AQUARIAN Satin Texture Porosa. Mesmo assim existem diferenças no tipo de material usado na porosidade. É largamente aceito que a camada porosa de uma pele AQUARIAN tem mais durabilidade que as outras, mas tome cuidado, os fabricantes estão constantemente mudando as linhas o tempo todo. Peles porosas são consideradas mais "cálidas", "melodiosas", significando isto sem aquele brilho, harmônicos agudos, associados às versões transparentes, da mesma marca e especificação. A porosidade depende de cada fabricante, e alguns criaram peles que tem um som único, característico. Por exemplo, REMO oferece o modelo Renaissance, pele esta que tem menos ressonância, mas com presencia de médios onde as FiberSkyn tem um som mais melodioso. A porosidade varia de uma marca para outra tanto, que oferecem um som tão diferente entre elas, assim como o desgaste desta camada. Em geral, REMO, produz peles porosas com um som mais cálido e um processo de desgaste mais rápido. AQUARIAN é que tem mais brilho, mas a camada porosa haverá de durar mais. EVANS dependendo do tipo de pegada, seria um termo médio entre REMO e AQUARIAN. Mas estas são regras em geral e você deveria experimentar todas elas e ouvir as diferenças.Peles transparentes são consideradas mais "brilhantes", quer dizer, produzem um som com maior quantidade de harmônicos agudos, tanto na batida da baqueta como na ressonância do tambor. Ebony (peles pretas), ficam a meio caminho entre as porosas e as transparentes. São descritas geralmente como produzindo um som mais "gordo", "dark", que as suas congêneres de iguais especificações. Peles Ebony são escolhidas geralmente tanto por estética, quanto pelo seu som, possuindo aquele som "cálido" na área dos overtones (harmônicos agudos), e assim mesmo conservando o brilho no ataque das baquetas. A porosidade geralmente é associada ao uso de vassourinhas. Peles leitosas são geralmente brilhantes e possuem uma forte presencia de médios. Peles "foscas" são ao mesmo tempo mais brilhantes e secas, que outras peles pigmentadas. Em todos os casos peles mais grossas serão mais melodiosas e menos sensíveis que as iguais mais delgadas. Por exemplo, a REMO Diplomat transparente será mais brilhante e sensível que a REMO Ambassador transparente, sendo ambas de película simples, e a Ambassador mais grossa que a Diplomat.

CATEGORIA 1 - Sensíveis; boa sensação na baqueta, som aberto com bom sustain e ressonância. Película simples, sem abafadores, filme de media espessura: REMO Ambassador, Renaissance e FiberSkyn FA, AQUARIAN Porosa Satin Texture, Classic Clear e EVANS G1, para nomear algumas.

CATEGORIA 2 - Mais melodiosas se comparadas as de filme simples, com overtones menos prevalecentes no ataque inicial, a sensação na baqueta e o sustain são reduzidos drasticamente. O som e semelhante ao produzido com O Ring (Aro abafador externo). Compreende as peles de filme simples mais grosso, filme duplo com abafador, isto pode ajudar a arredondar o som, mesmo assim mantendo o sustain com mínimas doses de overtones (harmônicos agudos). Incluem-se aqui peles REMO Emperor (filme duplo), EVANS G2, AQUARIAN Response e Double Thin, Power Stroke, FiberSkyn F1 e as AQUARIAN Studio-X. Todas elas têm ligeiras diferenças nas suas características. Por exemplo, a Aquarian Double Thin será um pouco mais sensível que as Response series.

CATEGORIA 3 - Abafadas e próprias para tocar pesado. Esta categoria é bastante sortida, e por isto tive que separá-las. Mas todo mundo tem sua idéia do que abafado significa, e estas são abafadas em diferentes graus. Filme duplo, abafado e resistente, como as REMO Pin Stripe ou as Performance II ou em muitos casos com uma bola nelas (Power Dot), produzem um ataque inicial muito curto associado a um breve sustain. As características nesta categoria podem variar bastante, incluso pela aplicação de anéis abafadores. Por exemplo, a REMO CS ou Control Sound (Bola Preta) pode ter um ataque mais denso e ser bastante resistente, mas ainda conservando overtones de alta freqüência, apesar da bola, mas nem tanto como um aro abafador. As Aquarian Signature series Carmine Appice para tons e bumbo, são equipadas com uma bola extremamente fina na parte externa, já as Studio-X possuem um aro abafador interno, ambas oferecem um som denso e com harmônicos bem abafados. Ideais para quem toca bem pesado, e precisa filme resistente, mas o som resultante é bem diferente.

CATEGORIA 4 - Muito secas e abafadas. Peles com uma camada interna de óleo como as EVANS Hidráulicas ou as REMO PowerStroke4. Estas peles são as mais restritas em som de todas. Completamente apagadas, sem sustain próprio. Mesmo assim quando afinadas altas, exibem um certo modo de sustain e ressonância, dependendo do tipo de borda que seu tambor possua.

CATEGORIA 5 - Filme simples, sem abafadores, e finas. As REMO Diplomat são o exemplo perfeito para esta categoria usadas nos tons. Geralmente só se aplicam para toques leves, ou situações jazzísticas onde sentimento e sensibilidade são da maior importância.

Fonte: www.batera.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário