terça-feira, 22 de junho de 2010

Curso de Bateria - Parte 04

EXERCÍCIOS RÍTMICOS (semicolcheias)

Hoje vamos dar continuidade aos exercícios rítmicos. Siga as mesmas recomendações anteriores. Só relembrando, esses exercícios têm como objetivo desenvolver a coordenação, a cadência, o sincronismo dos toques e a desenvoltura rítmica. Por isso, vamos voltar a dar uma atenção especial a eles, só que agora iremos enfatizar a aplicação da semicolcheia.

VAMOS AOS EXERCÍCIOS

Pratique-os, primeiramente lento. Note que o chimbal está marcando todos os tempos do compasso, pois então acompanhei-o tocando as notas de caixa com sincronismo e cadência.
• Caixa em Semicolcheias:


• Caixa em Colcheias e Semicolcheias:



VIRADAS 1 (seminimas)

VIRADAS são passagens executadas pela bateria utilizadas para destacar ou dar algum efeito em determinadas partes da música. Geralmente são executadas no quarto compasso, ou múltiplos de quatro compassos (oito, doze, dezesseis, etc).

A princípio vamos praticar algumas viradas com notas em "semínimas", ou seja, uma nota por tempo. Pode parecer um pouco lento, e bem diferente daquelas viradas que estamos acostumadas a ouvir nas músicas, mas lembremos, nós estamos começando a estudar-las, vamos começar devagar, pois o importante é perceber a cadência das notas que estão sendo executadas, para depois tentar tocar notas um pouco mais rápidas.
Pratiquemos da seguinte forma: “TRÊS compassos de BATIDA" e “UM compasso de VIRADA”, e assim sucessivamente:


Dicas:
• Pratique também os exercícios acima, substituindo as batidas por outras já estudadas até aqui.
• Tente criar e praticar outras viradas, seguindo como modelo os exercícios acima, e usando outras batidas.

Agora prosseguiremos com os exercícios de BATIDAS 2, dado na parte 03 do curso, só que agora praticando as batidas com notas de caixa e bumbo em COLCHEIAS. Vamos la!

BATIDAS 3


Descrição dos Exercícios:
• Batidas com o chimbal em colcheias.
• Notas de caixa e bumbo em COLCHEIAS
Dicas:
• Siga as mesmas orientações dos exercícios das AULAS 9 e 12 (Batidas 1 e 2).

• Pratique os exercícios por partes. Ex.: toque somente as notas de chimbal. Depois acrescente a caixa. E por último, acrescente o bumbo.
• Comece primeiramente de uma forma lenta. Não tenha pressa. A qualidade é mais importante do que a quantidade ou a velocidade!
• Se tiver dificuldades, reestude os exercícios da aula 9 e 12.

VAMOS AOS EXERCÍCIOS


Pratique repetidas vezes cada batida, de preferência um pouco por dia. Após dominá-las, tente acompanhar o ritmo de alguma música, utilizando qualquer uma das batidas acima.

Continuando com nossos estudos... Nesta aula vamos aprender a ESCREVER UMA BATIDA no pentagrama, pois vamos lá!

ESCREVENDO UMA BATIDA

Sem sombra de dúvidas a LEITURA MUSICAL tem uma função muito importante no aprendizado e no desenvolvimento musical. Imaginem vocês, uma pessoa que sabe falar, mas não sabe ler e escrever, isso o limita bastante não é? O mesmo acontece com o instrumentista, ele pode saber tocar, e não saber ler e escrever música, isso também o limita bastante! Já que praticamos, e conseqüentemente adquirimos uma boa noção sobre a LEITURA MUSICAL, vamos então desenvolver a mesma habilidade em relação a ESCRITA MUSICAL, pois ela é tão importante quanto a leitura, e como não existe habilidade sem pratica, vamos aos estudos.

Quando escreve-mos uma levada, ge-ralmente começamos pelo CHIMBAL. E para que as notas fiquem justificadas no com-passo, fica mais fácil seguir a ordem ao lado para escrevê-las.


Após seguir o processo "passo a passo" acima, agora é só agrupar as notas por tempo:


Legal!!! Agora vamos tentar escrever algumas batidas já estudadas nas aulas anteriores (batidas 1, 2 e 3), só pra praticar, usando as regrinhas que aprendemos nesta aula. Comece pelo chimbal, e depois pela caixa e bumbo. Lembre-se: haste para a direita quando para cima, e haste para esquerda quando para baixo.
Veja o Exemplo:

Agora, vamos lá, peguem um caderno de música ou uma pauta e escrevam as BATIDAS.

PS» Continuem estudando a aula de BATIDAS 03, logo abaixo teremos a continuação...

BATIDAS 4

Descrição dos Exercícios:
• Batidas com o chimbal em colcheias.
• Notas de caixa e bumbo em COLCHEIAS (continuação)

Dicas:
• Pratique os exercícios por partes. Ex.: toque somente as notas de chimbal. Depois acrescente a caixa. E por último, acrescente o bumbo.
• Comece primeiramente de uma forma lenta. Não tenha pressa. A qualidade e mais importante do que a quantidade ou a velocidade!
• Se tiver dificuldades, reestude os exercícios anteriores.

VAMOS AOS EXERCÍCIOS


BATIDAS 5

Descrição dos Exercícios:
• Batidas com o chimbal em colcheias.
• Notas de caixa e bumbo em COLCHEIAS (com pausas).

Dicas:
• Pratique os exercícios por partes. Ex.: toque somente as notas de chimbal. Depois acrescente a caixa. E por último, acrescente o bumbo.
• Comece primeiramente de uma forma lenta. Não tenha pressa. A qualidade e mais importante do que a quantidade ou a velocidade!
• Se tiver dificuldades, reestude a aula anterior.

Obs.:

VAMOS AOS EXERCÍCIOS


Pratique repetidas vezes cada batida, de preferência, um pouco por dia. Após dominá-las, tente acompanhar o ritmo de alguma música, utilizando qualquer uma das batidas acima.

BATIDAS 6

Descrição dos Exercícios:
• Batidas com o chimbal em colcheias.
• Notas de caixa e bumbo em COLCHEIAS (com pausas).
Dicas:
• Pratique os exercícios por partes. Ex.: toque somente as notas de chimbal. Depois acrescente a caixa. E por último, acrescente o bumbo.
• Comece primeiramente de uma forma lenta. Não tenha pressa. A qualidade e mais importante do que a quantidade ou a velocidade!
• Se tiver dificuldades, reestude a aula anterior.

VAMOS AOS EXERCÍCIOS


Pratique repetidas vezes cada batida, de preferência, um pouco por dia. Após dominá-las, tente acompanhar o ritmo de alguma música, utilizando qualquer uma das batidas acima.

VIRADAS 2 (colcheias)

Nesta aula vamos dar continuidade aos exercícios de VIRADAS (se possível, revise a aula passada sobre VIRADAS), enfatizando a aplicação de viradas com notas em COLCHEIAS, utilizando algumas batidas já estudadas.
COMO PRATICAR?
Toque TRÊS compassos de "batida" e UM compasso de "virada", e em seguida, volte ao primeiro compasso do exercício, e assim sucessivamente. Veja a representação abaixo:

EXERCÍCIOS

Antes de tocar cada exercício por completo, analise-o primeiramente, comece por partes, tocando somente a batida e depois o exercício por completo. OK?!


DICAS DE ESTUDO

• Pratique os exercícios acima também substituindo as batidas por outras já estudadas até aqui.
• Tente criar e praticar outras viradas, seguindo como modelo os exercícios acima.
• Procure assimilar e praticar bem cada aula, para evitar dúvidas e dificuldades na aula posterior.

BATIDAS 7 (conduzindo em semínimas)
Agora vamos deixar um pouco de lado a "condução em colcheias" e praticar algumas batidas conduzindo em SEMÍNIMAS (um toque por tempo). Esse tipo de condução é muito utilizado nos mais variados estilos musical, pois com ela podemos tocar as batidas em andamentos mais rápidos, ou ainda, deixando a música mais "leve", com pouco preenchimento.

CONDUZINDO EM SEMÍNIMAS


DICAS

• Procure assimilar e praticar bem cada aula, para evitar dúvidas e dificuldades na aula posterior.
• Uma outra dica SUPERLEGAL é ouvir de TUDO sem preconceito, principalmente os bons bateristas. Aí vai uma sugestão de dois CDs de um super batera, chamado EBEL PERRELLI, pra quem não o conhece, basta se informar quem foi um dos vencedores do IV Batuka (concurso nacional de bateristas), pois é, não preciso falar mais nada. O 1º CD é chama-se "o inverno e a garça" com a banda "Mallavoodoo", e o 2º é o seu CD solo intitulado "portal".

Nenhum comentário:

Postar um comentário