quinta-feira, 10 de junho de 2010

A Técnica de Victor Wooten


Oi pessoal! A lição desta vez é uma explicação e alguns exercícios para o estilo de slap e pluck utilizado pelo baixista Victor Wooten da banda BelaFleck and the Fleckatones. O cara é o rei do slap, isto pode ser visto em seu CD – A Show of Hands.
PRIMEIROS PASSOS:
Antes de mais nada, faça um aquecimento, pois esta técnica consome bastante a força da mão, e caso você comece a sentir alguma dor, pare... Descanse as mãos e volte mais tarde a treinar. Nunca force a barra. Agora Sim!... Vamos ao que interessa. A técnica de Victor consiste em aproveitar o máximo possível os movimentos da mão direita do baixista, tirando notas rápidas sem movimentos muito rápidos das mãos.
Primeiro vamos ao Slap normal... só que, ao invés de ricochetear o dedão na corda e voltar, vamos fazer slapar e deixar o dedo passar direto até ele parar na próxima corda. Neste caso, slap lentamente a corda ”E” e deixe o dedo descansar na corda “A”... Faça lentamente, sem pressa, até você encontrar o ponto certo de impacto na “E” de descanso na “A” sem muita força. Parte do segredo está aí. O seu dedão está agora na posição exata para o segundo slap, que vem de baixo para cima na corda “E” atingindo ela por baixo... Mais uma vez, vá praticando lentamente para achar o ponto exato aonde a corda deve ser atingida. Então, após este golpe o dedão estará novamente na posição ideal para um novo slap. Vá treinando isto em todas as cordas (até as mais agudas), primeiro lentamente e depois vá aumentando a velocidade. Note que você estará dando o dobro de notas por movimento. Ou seja, mais velocidade com menores movimentos, e a palavra de ordem aqui é precisão.
OBS.: Esta técnica é mais facilmente executada com o baixo mais alto na correia (estilo Jazzer de Slap). Mas não é impossível se adaptar a técnica para um estilo mais punk, com o baixo quase nos joelhos. Depois de pegar certa facilidade com a coisa, treine algumas escalas. D = p/ baixo; U = Para cima.


Sinta que, esta técnica foi passada a Victor Wooten por seu irmão Remy Wooten que é guitarrista, então, qualquer semelhança com a técnica de palhetada alternada não é mera coincidência.
No fim das contas, o negócio é muito treino e começar lentamente... com o tempo você irá adquirindo precisão e velocidade. Note que está técnica não fala de escalas, de modos ou qualquer coisa deste tipo... ela é apenas um novo modo de bater nas cordas. Assim sendo, você pode tocar virtualmente qualquer música com ela, como se estivesse tocando com uma palheta.
Não vamos parar por aqui? Vamos!?
Claro que não. Por que ficar em apenas duas notas por slap?! Se podemos fazer três... o segredo é o seguinte: Dedão para Baixo, Dedão para Cima e Pluck.
Como vocês já devem saber, pluck é aquela puxada nas cordas agudas que, normalmente, segue o slap. Comece abafando as cordas com os dedos da mão esquerda.
Slap com o dedão na corda E e deixe ele passar direto á corda A... desta posição, como manda o figurino, suba o dedo atingindo a corda E de baixo para cima, então faça o pluck com o dedo anelar na corda G.
Mais ou menos assim: P = Pluck


Vá treinando, lentamente, aumentando a velocidade. Depois solte as cordas... Tente formar frases. Utilize Tônica e Oitava (conforme dito em outros exercícios).
Depois que estiver mais habituado, vá praticando (em todas as cordas) a fazer os dois slap e o pluck na mesma corda. Assim:


Sinta que você já está fazendo três notas por slap, ou seja, mesmo com sua velocidade habitual de slap você já estará fazendo três notas ao invés de uma.
Dá para fazer mais uma?! Claro! E por que diabos temos que fazer o pluck com um dedo e deixar ou outros parados assistindo. Deixe seus outros dedos participarem da brincadeira. Comece treinando assim... abafe as cordas com a mão esquerda. E com a direita vá fazendo pluck na corda G... primeiro com o Anelar e depois com o Médio. Lentamente, então vá aumentando a velocidade. O segredo é coordenação motora. (se você preferir, pode usar o Anelar e o Mindinho ou ainda outra combinação de dedos que você preferir, nada daqui é palavra final.)vDepois que você pegar o jeito, tente o seguinte: P1=Pluck com o primeiro dedo; P2=Pluck com o segundo dedo.


Vá treinando, e nunca esqueça, a palavra aqui é coordenação motora fina. Faça todo o movimento parecer um único, e logo, logo você estará fazendo 4 notas por slap. (quem sabe aparece, logo logo, por ai, gente fazendo 5 ou 6 notas por slap. Volte a treinar todo o movimento em uma única corda e vá descendo em todas as cordas. Depois, tente distribuir os plucks em cordas diferentes. Mais ou menos assim.


E criando novos padrões e frases. Logo, logo você estará parecendo uma metralhadora de slaps como o mestre Victor Wooten. Poderíamos terminar por aqui... Mas, ainda há um último segredo da técnica de Victor Wooten a ser revelado. É o que Victor chama de Thumb-Hammer-Pluck. Consiste no seguinte... slapar a corda solta (ou uma nota qualquer), criar uma nova nota através de um Hammer-On, e finalmente fazer o pluck. Mais ou menos assim. (S=Slap; H=Hammer On; P=Pluck)


Vá treinando seus próprios padrões dentre desta rítmica. Lentamente, e depois mais rápido. Tente começar por outras notas que não corda solta e daí por diante. Esta técnica é isto, agora você é que defini o que fará com ela.

CRIANÇAS, NÃO TENTEM ISTO EM CASA!!!!!!!!!

Agora... se você já está no estágio avançada destas técnicas, tente o seguinte. Misture as duas técnicas, a de Duplo-Slap e a de Thumb-Hammer-PLuck e a de Pluck duplo. Mais ou menos isto:


Sacou... é só treinar agora... muito swingue para vocês!! E, boa noite!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário